Princípios Básicos Para Sermos Mais Que Vencedores

Introdução:

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores” (Romanos 8:37a)

Todos nós quando tomamos a decisão de buscar a Deus, temos o desejo de obter vitórias, seja em nossa vida familiar, sentimental, profissional ou financeira. Ao principio de nossa caminhada com Deus buscamos Nele e através Dele meios para podermos superar as nossas dificuldades, transpassando assim as barreiras impostas pelo dia a dia, que impedem a nossa plena felicidade e prosperidade tanto material, física, emocional e espiritual. O que muitas pessoas não compreendem é que as vitórias que Deus tem prometido em sua Palavra não são obtidas de forma instantâneas e nem de qualquer forma, Deus requer de nós alguns princípios básicos para sermos mais que vencedores, assim como diz o texto da carta aos Romanos 8:37a. E muitas pessoas por não conhecer estes princípios acabam achando que Deus é obrigado a conceder uma benção, dar a elas vitórias somente por estarem indo à igreja, e por falta deste conhecimento muitos se enfraquecem em sua vida com Deus chegando até a se desviar da Fé e da comunhão com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Este trabalho tem por objetivo examinar as Sagradas Escrituras e trazer ao conhecimento do povo de Deus “Princípios Básicos Para Sermos Mais Que Vencedores”. Que Deus por intermédio do Espírito Santo possa iluminar as nossas mentes e corações, “para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados, com poder, pelo seu Espírito, no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, Possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (Efésios 3:16-19)

A Vitória Vem do SENHOR

“O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do SENHOR vem a vitória.” (Provérbios 21:31)

O primeiro passo que possamos tomar em direção da vitória é esperar e reconhecer que somente de Deus virá a nossa vitória, parece em primeira vista algo claro e fácil de se entender, mas muitos perdem este foco, desviando os seus olhares do nosso Grandioso SENHOR, depositando as suas esperanças em entidades religiosas (igrejas ou religiões), em homens, sejam eles pastores, padres, políticos ou pessoas que tem algum prestigio social ou religioso e também existem aqueles que depositam as suas esperanças em si mesmo, chegando ao ponto de dizer que “não precisam de Deus” e por seus próprios méritos tentam alcançaram a vitória. E através deste desvio da verdade muitos se perdem pelo caminho, tomando um rumo contrario a vitória prometida por Deus.
No livro de Jeremias Deus adverte com palavras duras o seu povo. “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Jeremias 17:5)
O confiar que Deus menciona neste texto, não é o confiar que temos em um amigo ou em um ente querido, é algo mais profundo. O confiar descrito neste texto do livro de Jeremias, significa viver na dependência de outra pessoa ou de si mesmo, aguardando na criatura algo que somente o Criador pode realizar.

“pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém” (Romanos 1:25).

Quantos se afastam de Deus por causa do erro cometidos por outras pessoas, muitos abandonam o evangelho de Cristo contrariados com pastores, com o circulo de oração, com os ministros da casa de Deus, e nem percebem que o erro maior não esta nas outras pessoas e sim em si mesmos, pois confiam mais no homem do que em Deus, esperam a perfeição de um ser imperfeito, e carregam sobre si uma maldição, concretizando as palavras do SENHOR nosso Deus.

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” (Jeremias 17:5-6)

Mas a analisar o contexto bíblico que se segue lemos uma grande revelação e promessa da parte de Deus que é:

“Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se fatiga nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7-8)

Quando nós confiamos e colocamos toda a nossa esperança em Deus somos benditos e não nos abalamos pelos erros dos outros, pois sabemos que “É impossível que não venham escândalos” (Lucas 17:1a), quando Deus é o nosso alvo, o nosso caminho, não nos desviamos nem para a direita, nem para esquerda, não receamos quando vem o calor, não deixamos de dar frutos no ano de sequidão.
Quando o Deus Todo-Poderoso vai a nossa frente, não há barreira que possa nos parar, clamaremos com toda força de nossas vozes: “Porque eu sei que o meu Redentor vive,” Mesmo que as perseguições venham sobre nós, mesmo que atribulação nos alcance, “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, Nele confiaria.” (Salmo 27:3)
Confia no SENHOR e espera Nele, e Ele fortalecerá o teu coração e poderás alçar a vossa voz e proclamar a todos assim como apostolo Paulo, dizendo “eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Timóteo 1:12)
A Bíblia nos relata grandes vitórias por aqueles que confiaram em Deus, tomamos por exemplo o saudoso rei Davi, que após quatro guerras contra os filisteus levantou um cântico de ação de graças a Deus pelo livramento que o SENHOR lhe dera.

“E falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mão de Saul. Disse, pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo, e nele confiarei; o meu escudo, e a força de minha salvação, e o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, de violência me salvaste. O SENHOR, digno de louvor, invoquei e de meus inimigos fiquei livre.” (II Samuel 22:1-4)

Davi reconhecia a importância de viver na dependência de Deus e enfatizou em diversos Salmos que compôs esta verdade. Veja os exemplos:

“SENHOR, meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me” (Salmo 7:1)

“No SENHOR confio; como dizeis, pois, à minha alma: Foge para a tua montanha como pássaro? (Salmo 11:1)

“Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu SENHOR, não tenho outro bem além de ti.” (Salmo 16:1-2)

“Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR, nosso Deus.” (Salmo 20:7)

“A ti, SENHOR, levanto a minha alma. Deus meu, em ti confio; não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa” (Salmo 25:1-3)

Lembre-se somente de Deus te virá a tua vitória, somente Ele pode fazer por ti aquilo que até mesmo você não pode realizar, não desvie do SENHOR o teu olhar, espera Nele com toda força de tua alma e seja guiado pelo Espírito em direção a vitória esperada.

“Ora, aquele que é poderosos para fazer tudo mais abundantemente além daquilo que pedimos ou desejamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3:20-21)

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.” (I Coríntios 15:57)

0 comentários: