“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus, porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.” (Marcos 11:22-24)

O crer que resulta em receber não é algo humanamente produzido, é uma fé persistente comunicada ao coração do crente pelo próprio Deus. “Tudo” não se refere a tudo o que possamos imaginar. A oração da fé deve basear-se na vontade de Deus. Tal oração nunca pedirá algo que seja insensato ou errado “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites.” (Tg. 4:3). A fé aqui em apreço, obtém-se como um dom de Deus. Ele a põe no coração de quem o busca sinceramente e também vive fielmente conforme a sua vontade.

Jesus fala de uma fé que pode remover montanhas, operar milagres e curas, e realizar grandes coisas para Deus. Que fé é esta de que Jesus fala?

  • A fé genuína é uma fé eficaz que produz resultados: “nada vos será impossível” (Mt.17:20)
  • Esta fé não é uma crença na “fé” como uma força ou poder, mas “fé em Deus” (Mc. 11:22)
  • Esta fé é uma obra de Deus que tem lugar no coração do cristão “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade” (Fp. 2:13). É a plena certeza que Deus transmite ao nosso coração, de que nossa oração é respondida.
  • Esta fé é criada interiormente no crente, pelo Espírito Santo. Não podemos produzi-la em nós mesmo por meio de nossa mente (Rm. 12:3)

Uma vez que esta fé em Deus é um dom que Cristo comunica ao nosso coração, importa-nos estar unidos a Jesus e à sua Palavra e ser mais consagrados a Ele “De sorte que a fé é pelo o ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus” (Rm. 10:17).

Devemos depender de Cristo em tudo: “Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim vós, se não estiver em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer” (Jo. 15:4-5).

Noutras palavras, devemos buscar a Cristo que é o “autor e consumador da nossa fé” (Hb 12:2) Em nossa busca pela verdadeira fé, olhamos para Jesus como:

  • Nosso Exemplo de dedicação à vontade de Deus “E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabei que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lc. 2:49) “Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portando, o que falo, falo-o como o Pai mo tem dito.” (Jô. 12:49-50)
  • Nosso Exemplo de confiança em Deus “E outra vez: Porei nele a minha confiança.E outra vez: Eis-me aqui a mim e aos filhos que Deus me deu.”
  • Nosso exemplo de oração (Jo. 17)
  • Nosso exemplo de como vencer as tentações (Mt. 4:1-10) e os sofrimentos (A CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO)
  • Jesus é a nossa fonte de energia, amor, graça, misericórdia e auxilio “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

A real presença de Cristo conosco e a nossa obediência à sua Palavra são a origem da fé. A verdadeira fé opera sob o controle de Deus, Ele nos concede à base de seu amor, sabedoria, graça e propósito soberano, para execução da sua vontade e como expressão do seu amor por nós.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb. 11:6)

0 comentários: