Conhecendo os nossos inimigos para vencê-los.

TEXTO BASE: EFÉSIOS 2:1-3:

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andaste, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

INTRODUÇÃO: A Bíblia nos relata em todo o seu conteúdo a existência de três principais inimigos, os quais lutam contra nós para nos afastar de Deus, estes inimigos descritos pela Bíblia são: a carne, o mundo e o diabo. E de certa forma um está ligado ao outro e trabalham para nos tirar da graça e da presença de Deus.
Estamos vivendo uma batalha espiritual, e devemos conhecer os nossos inimigos e suas artimanhas para podermos neutralizar as suas estratégias e assim podermos vencer esta guerra diária e alcançar a Salvação e a vida eterna.

A Bíblia nos relata em I Pedro 5:8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, o vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando quem possa tragar;” o diabo está sempre pronto para destruir a quem quer que seja, do mais santo ao mais pecador, ele nos observa a cada passo, buscando ocasião para entrar em nossas vidas e realizar a sua obra que é roubar, matar e destruir. (João 10:10)
Primeiramente o diabo trabalha para nos roubar de Deus, pois ele sabe que não pode tocar naqueles que estão sobre a proteção de Deus, por esse motivo não podemos dar lugar ao diabo (Efésios 4:27), não é preciso uma grande porta aberta em nossas vidas para o diabo entrar, uma pequena brecha é o suficiente para o trabalhar do maligno.
O próprio nome do diabo já nos relata como é feito o seu agir contra nós, o nome diabo significa enganador, a bíblia o chama de homicida e concede a ele a criação da mentira, e diga-se de passagem que a maior mentira que o diabo anda contando hoje em dia é que ele não existe, não devemos brincar com o diabo, pois ele não brinca de ser diabo, mas não fique preocupado, a palavra de Deus nos ensina e nos da armas suficientes para vencer este inimigo chama diabo.

Efésios 6:10-11 “No demais, irmãos meus, fortacelecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revisti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”

Efésios 6:14-17 “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar a todos os dados inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

Nestes versículos Paulo compara o cristão com um soldado romano, que ao ir para a guerra se preparava com suas armaduras e com suas armas, assim devemos agir, pois a palavra de Deus em Romanos 16:20 nos diz: “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés.”

A palavra de Deus é bem clara o diabo será esmagado debaixo de nossos pés, assim como os soldados em uma guerra avançam derrubando os seus inimigos assim será destruído o diabo, pois, Deus nos garante que a vitória é nossa e quando Deus é por nós quem será contra nós?

Lembre-se em Cristo Jesus você é capaz de derrotar o diabo.

Outro inimigo relatado pela Bíblia é o mundo, o mundo aqui relatado não consiste somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, amar o mundo corrompe nossa comunhão com Deus e leva-nos a destruição espiritual. Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres.
Quantas pessoas deixam de ir à igreja ou em uma reunião em um lar para não perderem um capitulo de uma novela, quantas pessoas sabem de cor e salteado o enredo de uma novela, mas, não conhecem a palavra de Deus? Quantos se dedicam mais a sua vida social e/ou profissional do que a obra de Deus?
Muitos perdem esta batalha contra o mundo por buscarem no próprio mundo soluções para seus conflitos diários, e o diabo tem usado este laço para desviar muitos da verdade oferecendo “soluções práticas” para nos levar cada vez mais longe de Deus.
Mas a palavra de Deus nos adverte em I João 2:15 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

Lembre-se em Cristo Jesus você é capaz de derrotar o mundo.


O primeiro inimigo, e em minha opinião, o mais difícil de vencer é carne, pois é a carne que nos leva a dar lugar ao diabo e é também a carne que anseia pelo mundo e nos atrai para ele. A carne neste contexto significa os nossos próprios desejos e vontades e sejamos sinceros, a grande dificuldade do homem é negar a si mesmo, dizer não para os nossos desejos exige de nós uma mudança drástica de atitudes, de rotinas, etc.
A palavra de Deus nos diz que nossa Fé e nossa obediência a Deus nos garantem vitória sobre o mundo e sobre o diabo, veja o que diz I João 5:4-5 “Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é aquele que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” veja também as palavras de Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Mas a palavra de Deus nos adverti em II Timoteo 2:22 “Foge, também dos desejos da mocidade;” Enquanto Deus nos manda enfrentar o diabo e o mundo Ele nos manda fugir de nossos desejos. Deus só nos manda fugir de algo que é maior do que nós. Isso mesmo foge, não perca tempo vacilando entre dois pensamentos, foge logo de seus desejos, se existe algo ou alguém que te leva acender os seus desejos foge, desvia-se agora antes que seja tarde!! Se existe situações que te façam relembrar de seu passado pecaminoso ou que te leva a ira ou a outro sentimento contrário aos ensinamentos da palavra de Deus, aparta-se, desvia o seu caminho, vai logo o que está esperando? Foge!
Hei! Quem falou que seria fácil? Quem contou esta mentira para você? Lembre-se das palavras de nosso Senhor Jesus Cristo que diz: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.” (Marcos 8:34-35)

Agora te deixo uma pergunta crucial:
Esta disposto a vencer a sua carne, ou seja, negar a si mesmo?

Se realmente estiver disposto te deixo um conselho com base em Romanos 8:26 que é este:

Peça ajuda ao Espírito Santo, pois Ele ajuda as nossas fraquezas!!!

"Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém" (II Coríntios 13:13)