Como alcançar as Bençãos de Deus

Texto de referência: Mateus 8:1-3

“E, descendo Ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. Eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.”

Nos concentrando no versículo de número 2(dois), encontramos três passos importantes para quem almeja ser “abençoado” por Deus, vemos primeiramente que este homem, qual as Escrituras fala, ele teve que tomar uma atitude que seria primordial para ele ser abençoado, acompanhe comigo o texto “Eis que veio um leproso”. Jesus veio descendo do monte, do qual Ele acabará de ensinar os seus discípulos, imagino eu que este leproso se encontrava ali ao pé daquele monte, talvez debaixo da sombra de uma arvore ou em outro lugar em que ele pudesse se refugiar do sol, pois, a lepra com certeza já tinha deixado sua pele muito sensível, e ao ver que Jesus ali passava ele teve que sair de seu lugar, sair da posição de comodismo, ultrapassar a multidão que seguia Jesus, pois Jesus por onde passava sempre era seguido por multidões. Aquele homem teve que se aproximar de Jesus.
Se eu ou você quisermos ser abençoados, temos que primeiramente nos aproximar de Cristo, devemos sair de uma posição de comodismo, temos que entender que sem Jesus não há outro caminho, I Timóteo 2:5 “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo,” A Palavra é clara, não adianta a gente tentar outras formas, seja santo, igreja, homem, nada e nem ninguém pode te abençoar, há não ser Jesus. Devemos estar sempre perto de Jesus, pois, só assim seremos abençoados.
Vemos que após se aproximar de Jesus, ele entendeu que ali passava alguém muito importante, e em sinal de respeito ele se lançou aos pés de Jesus “e o adorou,”. Observando está atitude, aprendo que não devemos nos aproximar de Jesus de qualquer jeito, devemos estar próximos de Jesus de forma respeitosa, entendendo que não estamos na presença de qualquer um, Jesus não é como um desses santos que muitos veneram, vemos o exemplo do santo Antônio, que falam que é o santo casamenteiro, vemos alguns devotos do tal santo, que se proclamam fiéis, colocar a imagem do santo na geladeira, ou de ponta cabeça, ou dentro de uma caixa escura, e ainda dizem que só vão tirar o santo de lá se conseguirem se casar.
Isso é para você ver como têm poder esses tais santos que os próprios “fiéis” fazem o que querem com eles, mas com Jesus, a meu amigo, vai tentar brincar, vai tentar colocar Jesus dentro de uma geladeira ou coisa parecida, o negocio fica estreito.

“ENTÃO NÃO SE COLOQUE DE QUALQUER JEITO NA PRESENÇA DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.”

Adore, exalte, glorifique este Santo nome, pois, só através dEle eu e você seremos abençoados.
Em terceiro lugar aprendemos com esse homem que se encontrava leprosos, mais um passo para podermos ser abençoados por Deus, “HUMILDADE”. Este homem se encontrava doente de lepra, uma doença agonizante, vemos na Bíblia um exemplo de como era sofrido esta doença, Jó 2:8 “E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas,” no versículo 7 do capítulo 2 do Livro de Jó diz que: Jó foi ferido de uma chaga maligna, isso era lepra, uma doença que deixava a pele cheia de feridas ao ponto de chegar a ficar na carne viva de tanto a pessoa se coçar.
Vemos que este homem que relata o livro de Mateus sofria dessa doença, e certamente ele se encontrava desesperado e ansioso para obter sua cura, mas, ele foi humilde ao se aproximar de Jesus, ele podia muito bem dizer a Jesus: “Eu, preciso ser curado, me cura, anda me cura, eu não agüento mais, estou sofrendo.” Ou algo desse tipo. Mas não. Ele primeiramente se lançou e adorou a Jesus, e quando foi pedir, foi humilde: “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.” Ele sabia da fama de Jesus, ele com certeza tinha ouvido falar que Jesus curava todas as enfermidades e moléstias, Jesus curava pessoas que se encontravam atormentadas, pessoas endemoninhadas, lunáticas, paralíticas, ele sabia que Jesus poderia curar ele também, mas ele foi humilde “Senhor, se quiseres”.
Estamos neste mundo para fazer primeiramente a vontade de Deus, e a vontade de Deus nem sempre é a minha ou a sua vontade, Pv 16:1 “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor, a resposta da boca.” Podemos planejar a vida toda, mas, se não for da vontade de Deus nada acontecerá.
Mas, Deus é bondoso com todos aqueles que são “Fiéis”:

Gênesis 22-17:18 “Que deveras te abençoarei, e grandicissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.”

Deuteronômio 7-13:14 “E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te. Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.”

Deuteronômio 28-12:13. “O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus,”

Salmos 91:7 “Mil cairão ao teu lado, dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.”

Você esta pronto para ser transformado por Cristo? Neste momento lance-se nos pés de Jesus e o adore, exalte Este que é o único digno de ser adorado, seja humilde e reconheça que a vontade de Deus é primordial, lance sobre Ele as suas ansiedades, pois Ele tem cuidado de você estando sempre ao seu lado, pronto para amparar todo aquele que clama com sinceridade o seu nome.

Que Deus te conceda graça sobre graça, e que você possa alcançar as bênçãos do Senhor. Amém!

Princípios Básicos Para Sermos Mais Que Vencedores

Introdução:

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores” (Romanos 8:37a)

Todos nós quando tomamos a decisão de buscar a Deus, temos o desejo de obter vitórias, seja em nossa vida familiar, sentimental, profissional ou financeira. Ao principio de nossa caminhada com Deus buscamos Nele e através Dele meios para podermos superar as nossas dificuldades, transpassando assim as barreiras impostas pelo dia a dia, que impedem a nossa plena felicidade e prosperidade tanto material, física, emocional e espiritual. O que muitas pessoas não compreendem é que as vitórias que Deus tem prometido em sua Palavra não são obtidas de forma instantâneas e nem de qualquer forma, Deus requer de nós alguns princípios básicos para sermos mais que vencedores, assim como diz o texto da carta aos Romanos 8:37a. E muitas pessoas por não conhecer estes princípios acabam achando que Deus é obrigado a conceder uma benção, dar a elas vitórias somente por estarem indo à igreja, e por falta deste conhecimento muitos se enfraquecem em sua vida com Deus chegando até a se desviar da Fé e da comunhão com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Este trabalho tem por objetivo examinar as Sagradas Escrituras e trazer ao conhecimento do povo de Deus “Princípios Básicos Para Sermos Mais Que Vencedores”. Que Deus por intermédio do Espírito Santo possa iluminar as nossas mentes e corações, “para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados, com poder, pelo seu Espírito, no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, Possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (Efésios 3:16-19)

A Vitória Vem do SENHOR

“O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do SENHOR vem a vitória.” (Provérbios 21:31)

O primeiro passo que possamos tomar em direção da vitória é esperar e reconhecer que somente de Deus virá a nossa vitória, parece em primeira vista algo claro e fácil de se entender, mas muitos perdem este foco, desviando os seus olhares do nosso Grandioso SENHOR, depositando as suas esperanças em entidades religiosas (igrejas ou religiões), em homens, sejam eles pastores, padres, políticos ou pessoas que tem algum prestigio social ou religioso e também existem aqueles que depositam as suas esperanças em si mesmo, chegando ao ponto de dizer que “não precisam de Deus” e por seus próprios méritos tentam alcançaram a vitória. E através deste desvio da verdade muitos se perdem pelo caminho, tomando um rumo contrario a vitória prometida por Deus.
No livro de Jeremias Deus adverte com palavras duras o seu povo. “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Jeremias 17:5)
O confiar que Deus menciona neste texto, não é o confiar que temos em um amigo ou em um ente querido, é algo mais profundo. O confiar descrito neste texto do livro de Jeremias, significa viver na dependência de outra pessoa ou de si mesmo, aguardando na criatura algo que somente o Criador pode realizar.

“pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém” (Romanos 1:25).

Quantos se afastam de Deus por causa do erro cometidos por outras pessoas, muitos abandonam o evangelho de Cristo contrariados com pastores, com o circulo de oração, com os ministros da casa de Deus, e nem percebem que o erro maior não esta nas outras pessoas e sim em si mesmos, pois confiam mais no homem do que em Deus, esperam a perfeição de um ser imperfeito, e carregam sobre si uma maldição, concretizando as palavras do SENHOR nosso Deus.

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” (Jeremias 17:5-6)

Mas a analisar o contexto bíblico que se segue lemos uma grande revelação e promessa da parte de Deus que é:

“Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se fatiga nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7-8)

Quando nós confiamos e colocamos toda a nossa esperança em Deus somos benditos e não nos abalamos pelos erros dos outros, pois sabemos que “É impossível que não venham escândalos” (Lucas 17:1a), quando Deus é o nosso alvo, o nosso caminho, não nos desviamos nem para a direita, nem para esquerda, não receamos quando vem o calor, não deixamos de dar frutos no ano de sequidão.
Quando o Deus Todo-Poderoso vai a nossa frente, não há barreira que possa nos parar, clamaremos com toda força de nossas vozes: “Porque eu sei que o meu Redentor vive,” Mesmo que as perseguições venham sobre nós, mesmo que atribulação nos alcance, “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, Nele confiaria.” (Salmo 27:3)
Confia no SENHOR e espera Nele, e Ele fortalecerá o teu coração e poderás alçar a vossa voz e proclamar a todos assim como apostolo Paulo, dizendo “eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Timóteo 1:12)
A Bíblia nos relata grandes vitórias por aqueles que confiaram em Deus, tomamos por exemplo o saudoso rei Davi, que após quatro guerras contra os filisteus levantou um cântico de ação de graças a Deus pelo livramento que o SENHOR lhe dera.

“E falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mão de Saul. Disse, pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo, e nele confiarei; o meu escudo, e a força de minha salvação, e o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, de violência me salvaste. O SENHOR, digno de louvor, invoquei e de meus inimigos fiquei livre.” (II Samuel 22:1-4)

Davi reconhecia a importância de viver na dependência de Deus e enfatizou em diversos Salmos que compôs esta verdade. Veja os exemplos:

“SENHOR, meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me” (Salmo 7:1)

“No SENHOR confio; como dizeis, pois, à minha alma: Foge para a tua montanha como pássaro? (Salmo 11:1)

“Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu SENHOR, não tenho outro bem além de ti.” (Salmo 16:1-2)

“Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR, nosso Deus.” (Salmo 20:7)

“A ti, SENHOR, levanto a minha alma. Deus meu, em ti confio; não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa” (Salmo 25:1-3)

Lembre-se somente de Deus te virá a tua vitória, somente Ele pode fazer por ti aquilo que até mesmo você não pode realizar, não desvie do SENHOR o teu olhar, espera Nele com toda força de tua alma e seja guiado pelo Espírito em direção a vitória esperada.

“Ora, aquele que é poderosos para fazer tudo mais abundantemente além daquilo que pedimos ou desejamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3:20-21)

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.” (I Coríntios 15:57)

Cristo é a mensagem central da Bíblia

No Antigo Testamento, em Gênesis, Cristo é a semente da mulher; em Êxodo, Cristo é a nossa Páscoa; em Levítico, Cristo é o nosso sacrifício expiatório; em Números, Cristo é a nossa rocha, e a coluna de fogo durante a noite, e a nuvem durante o dia; em Deuteronômio, Cristo é o Profeta que deveria vir; em Josué, Cristo é o grande general; em Juízes, Cristo é o grande e único juiz verdadeiro; em Rute, Cristo é nosso parente mais próximo; nos livros de Samuel, Reis e Crônicas, Cristo é o nosso Rei por excelência; em Esdras, Cristo é o escriba versado na Palavra; em Neemias, Cristo é o reconstrutor de muros, aquele que restaura nossas vidas; em Ester, Cristo é o nosso advogado; em Jó, Cristo é a certeza de nossa vitória nas provações e tribulações; em Salmos, Cristo é o tudo em todos os aspectos de nossas vidas; em Provérbios, Cristo é a nossa sabedoria; em Eclesiastes, Cristo é o único de importância em nossas vidas porque tudo o mais é só vaidade; em Cânticos do Cânticos, Cristo é a Rosa de Sarom, o Lírio dos vales, o esposo da igreja e o escolhido entre dez mil; nos Profetas, de Isaias até Malaquias, Cristo é o messias de Israel e Aquele que viria para salvar nossas almas do pecado e do juízo e Aquele que compriu todas as profecias através de seu nascimento, vida, morte e ressurreição. Cristo abre as paginas do Novo Testamento e, em Mateus, Cristo é o Rei; em Marcos, Cristo é o servo; em Lucas, Cristo é o Filho do homem; em João, Cristo é o Filho de Deus; em Atos dos Apóstolos, Cristo é Aquele que derrama da unção de seu Espírito Santo; nas Epístolas de Paulo, de Romanos até Filemom, Cristo é Aquele que sujeita tudo debaixo de seus pés e Ele é o cabeça da igreja; nas Espístolas gerais de Hebreus, Tiago, Pedro, João e Judas, Cristo é a regra absoluta de nossa Fé, santidade e conduta na igreja; em Apocalipse, Cristo encerra as Escrituras e Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, o Fiel e Verdadeiro, e é Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

"Porque para mim viver é Cristo e o morrer é ganho." (Filipenses 1:21)

Direitos Autorais: Texto retirado do livro "O poder da palavra de Deus - A Bíblia, a fonte eterna de Deus" do Dr. Josué Yrion. Um ótimo livro.

O Veneno do Pecado

Ceta vez, um pregador, no seu sermão, deu uma ênfase muito forte contra o pecado. Pregou com ousadia, intrepidez e com muita coragens. A igreja estava repleta, era um domingo pela manhã. O pastor, ao ouvir a mensagem pregada com fervor, coração e valentia contra o pecado, não gostou, pois era uma igreja de uma linha liberal. O pastor, que estava sentado na plataforma, puxou o paletó do valente pregador e disse-lhe: "-Não digas pecado, diga mal natural ou transtorno psicológico, pois dizer que é pecado todas estas coisas nos ofende... muda de nome..."
O pregador, calmamente, chamou alguém que cantasse um hino e, deixando de pregar, disse ao pastor: " -Já regresso!"
Saiu correndo e foi a uma farmácia. Comprou um vidro de veneno e voltou. Tomando a palavra novamente, disse ao pastor e a igreja: "-Aqui nas minhas mãos tenho um frasco de veneno. Vamos mudar o nome de veneno, retirando o rótulo, e vamos escrever doces para crianças" . Tomou um lapis e, retirando o rótulo,escreveu as palavras que tinha dito. Então deu ao pastor e lhe disse: "-Tome com água!". O pastor saltou do banco na plataforma e exclamou dizendo: "-Não posso tomar, você mudou o nome, mas dentro do frasco continua sendo veneno". Então o pregador disse a ele e a igreja: "-O que vocês querem que eu faça é a mesma coisa, querem mudar o nome, mas pecado continua sendo pecado;por mais que lhe mudem o nome, ele seguirá sendo pecado, o veneno mortal dos desobedientes e transgressores da Palavra de Deus". Aquele pregador tinha razão. Você pode dar-lhe o nome que quiser, mas pecado será sempre pecado.

Direitos autorais: Texto retirado do livro "O Poder da palavra de Deus - A Bíblia, a fonte eterna de Deus" do Dr. Josué Yrion. Um ótimo livro.