Agindo pela Fé ou pela Emoção?

Amados irmãos e irmãs temos a cada dia que se passa nos deparado com certas situações dentro das igrejas que muitas das vezes nos leva a uma pergunta:

É FÉ OU EMOÇÃO?

Infelizmente o emocionalismo vem agindo dentro de muitas igrejas e se colocado na frente da Fé, e examinando algumas situações vemos com clareza o agir da emoção, onde as pessoas se deixam ser levadas pela emoção. Infelizmente, as pessoas geralmente que são tomadas pela emoção não sabem distinguir esta atitude, e, muitas das vezes até se intitulam “espirituais”. Estes relatos que serão expostos durante este trabalho visão levar-nos a uma meditação a respeito de nossa vida cristã, para poder responder a esta pergunta: Estamos agindo pela “Fé” ou pela “Emoção”.
Veremos alguns casos, e cada um responda para si mesmo, estarei expondo a minha opinião, mas, deixo a cada um o direito de livre interpretação de cada caso e boa leitura!

O FALSO “BATISMO DO ESPÍRITO SANTO”

NOTA: Gostaria de primeiramente deixar bem claro que creio no Batismo do Espírito Santo e nos Dons do Espírito, e que as situações que estão descritas neste trabalho foram presenciadas por mim ou chegaram ao meu conhecimento por testemunhos de amigos, e espero que, este trabalho vem trazer crescimento espiritual para os que lêem. Amém.

Em uma visita, a qual a igreja aonde congrego cooperava em um congresso, pude presenciar uma cena que me chamou a atenção, durante o ministrar de um louvor pentecostal, e um lindo louvor, diga se de passagem, havia um jovem, que estava bem próximo de onde eu estava. O citado jovem começou a “falar em línguas” enquanto batia palmas, até ai nada de mais, mas este jovem começou a mostrar uma postura inadequada, ele empurrava as cadeiras de tal forma que a irmã que estava no lugar atrás dele tinha que usar de força, para poder segurar as cadeiras que ele empurrava, pois, as tais cadeiras começaram a espreme-la contra a outra fileira de cadeiras.
A irmã ficou sem saber o que fazer e o citado jovem continuou a se comportar dessa maneira, até o final do louvor.
Amado leitor, eu já presenciei cenas de pessoas, cheias do Espírito Santo, passearem por toda a igreja e nem sequer derrubar ou até mesmo esbarrar em algo ou alguém, e creio que isso é possível, pois, tais pessoas são guiadas pelo Espírito, o que não creio em é que o Espírito Santo ao conduzir uma pessoa permita que a mesma derrube cadeiras ou machuque a pessoa que esta ao lado, tirando assim a paz do culto.
Existem outras situações que nos leva a questionar se é um agir do “Espírito” ou um agir da “carne”, nesta outra situação, que me chegou ao conhecimento através de um amigo, que presenciou tal fato; este amigo me contou a respeito de um homem que em culto, mostrou uma atitude que nos levou a questionar este suposto “agir do espírito”. Vamos aos fatos:

Ao inicio da ministração da palavra de Deus, este já citado homem, começou a falar em línguas, saltear e a bater palmas, e isso perdurou por toda a ministração da palavra. Ao findar do culto, este amigo impressionado com a “espiritualidade” do irmão, sentiu de se aproximar e conhecer-lo, e começou a puxar conversa com o irmão e a falar sobre a palavra ministrada o irmão disse que não tinha prestado muito a atenção na palavra e nem sabia ao certo o que foi ministrado. Ai vem à dúvida, se toda palavra foi inspirada pelo Espírito Santo como o próprio Espírito ao tomar este homem pode impedi-lo de ouvir a palavra de Deus, será que “espírito” que se manifestou sobre a vida deste homem não sabe que a palavra edifica e que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus?

Esta é pergunta que não quer calar!

Para encerrar este tema, gostaria de deixar somente mais um caso para meditação dos irmãos, esta situação que irei compartilhar agora, foi presenciada não uma, mas, varias vezes por mim e por outras pessoas, preste bem a atenção, pois, esta situação ocorre geralmente com os nossos pregadores, sim os ministros da palavra de Deus.
Muitos pregadores têm apresentado uma atitude estranha, que não contradiz com que a palavra de Deus nos ensina, já presenciei ministrantes que ao decorrer do culto se mostrar despercebidos com o culto não por estarem meditando na palavra que iram pregar, mas conversando assuntos corriqueiros, contando ou rindo de piadas e por ai vai, mas quando chega ao ministrante à oportunidade de falar, ele se levanta dando glória, falando em línguas, “cheio do espírito”, mas será que o Espírito Santo de Deus só é sentido pelo o pregador no momento dele falar? Será que Espírito Santo não estava presente enquanto o outro irmão dava uma saudação ou o grupo das irmãs louvava?

Deixo estas perguntas para que os irmãos possam responder:

É Fé ou Emoção?

Obs.: Amados irmãos o trabalho apresentado aqui não tem o objetivo de atacar, mas de nos levar a meditar sobre a nossa vida cristã, e perguntar a nós mesmos será que somos realmente Batizados pelo Espírito Santo ou estamos sendo iludidos e deixando a emoção guiar nossos passos perante o altar do nosso Deus Altíssimo?
Medite e responda para você mesmo, e que a graça do nosso Deus aumente sobre cada um. Amém

Trindade

Ainda hoje existem varias opiniões a respeito deste assunto, eu gostaria de através dos conhecimentos que tenho poder ajudar na compreensão deste tema (obs: a minha opinião é baseada segundo a Bíblia e a minha Fé, lembrando que sou homem e tenho falhas gostaria que todos meditassem comigo na palavra de Deus.)

Para podermos entender melhor à respeito da Trindade devemos ir ao "princípio", no livro de Gênesis cap. 1 partir do ver. 1 A Bíblia nos relata a criação do mundo e tudo que há nele; "No princípio, criou Deus os céus e a terra." (Gênesis 1:1). E partir do ver. 3 a Bíblia nos retrata Deus no "singular", ou seja, "um ser" Ex. "E disse Deus","E viu Deus","E Deus chamou", etc.

Mas no ver. 26 do mesmo cap., a Bíblia nos retrata Deus no "plural", ou seja, "mais de um ser". Vejamos o versículo:

"E disse Deus: "Façamos" o homem à "nossa imagem", conforme a "nossa semelhança";" (Gênesis 1:26)

1º "E disse Deus: Façamos" aqui nos fica bem claro que Deus não fez o homem sozinho.

2º "nossa imagem" este texto nos mostra que quem estava com Deus no momento da criação do homem era imagem Deus.

3º " nossa semelhança" e que era um ser semelhante a Deus.

Mas quem então estava com Deus?? Quem era a imagem e semelhança de Deus??

Vamos buscar dentro da palavra estas respostas.
Resposta para as nossas perguntas
Em João 1:1-4 obtemos uma resposta: "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisa foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens;"

Neste texto fica bem claro que Jesus estava no princípio com Deus e que ele é Deus e sem ele nada do que foi feito se fez, pois, nele estava a vida. Logo sem vida o homem não poderia existir então podemos afirmar que Jesus estava com Deus na criação do homem, então Jesus é a Imagem e Semelhança de Deus.

No livro de encontramos outra resposta para a nossa pergunta, mais especificamente em 33:3 "O Espírito de Deus me fez", através do testemunho de vemos que o Espírito Santo participou da criação do homem, logo o Espírito Santo é a Imagem e Semelhança de Deus.

Até aqui creio eu que ficou claro que Deus Pai, Filho e Espírito Santo possuem a mesma imagem e semelhança. Veremos agora o que nos diz I João 5:7 "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um."

Assim Creio na Trindade Santa, ou seja, um Deus Uno e Trino.

Louvado seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo para todo o sempre. Amém

Confissão de Fé

Eu creio, em um Deus Uno e Trino, a saber, Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Creio que Estes juntamente testificam no Céu ( I João 5:7 ).
Creio que Jesus Cristo é o Pão da Vida, que dá vida ao mundo. ( João 6:33-35 )
Creio que Jesus se entregou na cruz pelos nossos pecados,
O Justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. ( I Pedro 3:18 )
Creio que toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele. ( Provérbios 30:5 )
E pela Fé, creio que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados;
De maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. ( Hebreus 11:3 )
Creio que a Fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus. ( Romanos 10:17 )
Creio que a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam
E a prova das coisas que se não vêem. ( Hebreus 11:1 )
Creio que sem Fé é impossível agradar a Deus,
Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe
E que é galardoador dos que o buscam. ( Hebreus 11:6 )
Creio que Deus somente honra os que O honram. ( I Samuel 2:30 )
E por este motivo busco a cada dia honrar a Deus,
Através da minha vida cristã, da minha conduta familiar e profissional.
Honro a Deus com a minha fazenda e com as primícias de toda minha renda. ( Provérbios 3:9 )
Creio que o Senhor, com sabedoria, fundou a terra; preparou os céus com inteligência.
Pelo seu conhecimento, se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho. ( Provérbios 3:19-20 )
Creio e busco a sabedoria e o entendimento que vem do Senhor,
Pois, melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria da prata,
E sua renda do que o ouro mais fino. ( Provérbios 3:13-14 )
Creio que devemos pregar o Evangelho de Cristo por amor e não pela força.
Não como para agradar aos homens, mas a Deus que prova o nosso coração. ( I Tessalonicenses 2:4 )
Creio que a nossa palavra deve sempre ser agradável,
Temperada com sal, para podermos saber como nos convém responder a cada um. ( Colossenses 4:6 )
Não desamparando a benignidade e a fidelidade;
Atando-as ao meu pescoço; escrevendo-as na tábua do meu coração
Para poder achar graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.
Confiando sempre no Senhor de todo o meu coração,
Com cuidado para nunca me estribar em meu próprio conhecimento. ( Provérbios 3:3-5 )
Creio que o Senhor conhece a minha estrutura; e lembro-me que sou pó. ( Salmo 103:14 )
Creio na vinda de Cristo, o qual, virá sobre as nuvens do céus, com poder e grande glória.
Creio que Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta,
Os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos,
De uma à outra extremidade dos céus. ( Mateus 24:30-31 )
Creio que se eu perseverar até o fim, serei salvo, ( Mateus 24:13 )
E receberei o fruto da árvore da vida, a qual está no meio do paraíso de Deus. ( Apocalipse 2:7 )

Aos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graças e Paz vos sejam multiplicadas. ( I Pedro 1:2 )